segunda-feira, agosto 14, 2006

 

EGO?!?


Olá galera!

Na vida da gente as coisas vão acontecendo, e quando menos a gente espera, PRONTO!!! a gente está ferrada hehehe brincadeirinha!!!
Eu li esse artigo, e achei muito bom para refletirmos sobre o que fazemos com os nossos pensamentos. Aproveitando a falta de assunto e folga do Tico, resolvi colocar algo que possa acrescentar alguma coisa ao nosso dia a dia.

Saiba como se livrar do ego negativo

O ego é o conjunto de nossos padrões mentais. Pode ser positivo ou negativo, nosso amigo ou nosso próprio inimigo.
O ego positivo é composto de pensamentos positivos, de sentimentos como aceitação, paciência, compaixão, bondade, humildade, gratidão, alegria de viver e entusiasmo.

O ego negativo é composto dos venenos da mente como: desejo, raiva, culpa, apego, ambição, ciúme, inveja, paixão, orgulho, medo, preocupação, ódio de si mesmo.

Muitas vezes negamos essas emoções e ficamos mais presos e amarrados a elas. Através da prática do yoga, da contemplação, da meditação, da observação da mente, vamos aprendendo a lidar com esses venenos do ego, podendo assim superá-los. Vamos purificando o ego negativo e tornando-o positivo.

Isto não acontece da noite para o dia. Temos que desenraizar o ego e este é o processo do yoga que nos liberta da tirania do ego.

Nós sabemos que este processo está acontecendo, quando notamos que somos capazes de aceitar críticas sem ficarmos com raiva ou tristes. Sabemos que estamos nos libertando do ego negativo quando não temos que justificar tudo. Quando não ficamos comparando, julgando ou nos diminuindo. Quando não sentimos mais inveja ou ciúme. Ou quando não guardamos mais mágoas das pessoas que nos ignoram ou ofendem.

Com a prática constante do yoga, o ego vai se tornando menor e menor e paramos de nos identificar com nossas limitações. Desta maneira podemos experimentar nossa própria grandeza interior e ter a experiência da paz interior.

É importante identificar o ego negativo para podermos nos libertar dele.

Estamos no ego quando estamos sérios e preocupados. O ego nos faz agir com seriedade, com ansiedade e medos. Agimos compulsivamente. Ficamos presos a hábitos antigos e condicionamentos. Ficamos presos ao que os outros pensam sobre nós.

O corpo fica tenso e rígido. Não sentimos contentamento, nem nos sentimos à vontade com os outros. Temos dificuldade em dizer não, pois achamos que temos que fazer algo para as pessoas para manter a amizade delas.

Algumas pessoas exigem perfeição de si mesmos e dos outros. Têm o vício de trabalhar, permanecendo tão ocupadas, que não conseguem saborear a vida e nem se sentir bem com as coisas que fazem.

Ficam na defensiva. Não admitem nenhuma crítica, mesmo sendo construtiva, e se tornam irritadas, com raiva. Como têm tal necessidade de serem perfeitas e se envergonham de não conseguir isso, não podem permitir que alguém diga que fizeram algo errado.

Guardam pilhas e pilhas de culpa, de cobranças e incertezas. Fogem de se relacionar com as pessoas. Elas encontram muitas maneiras de se punir, como comer demais ou de menos, imaginar cenas futuras difíceis ou ficar relembrando sofrimentos passados.

Criam várias cenas com “se” e vão gerando medo dentro delas mesmas. E depois, não entendem nem descobrem de onde surgiu tanto medo.

É muito importante nos respeitar e aceitar. Parar de nos culpar e de nos fazer de vítimas. Precisamos ser carinhosos, gentis e bondosos conosco.

Quando não estamos atolados no ego, vivenciamos tudo com tranqüilidade, alegria e bom humor. Encontramos equilíbrio entre a responsabilidade e a leveza de espírito.

Como disse, certa vez, Baba Muktananda, um mestre do yoga: “O ser humano não é a criatura inadequada que pode parecer. Ele é sublime e somente se prejudica porque não está consciente de seu próprio valor e dignidade”. Ele sofre porque pensa que não é bom o suficiente. Leve essa nova conscientização para sua vida. Viva com a consciência: “Eu tenho valor. Eu sou digno e merecedor. Eu sou o Ser interior”. Transforme-se para melhor. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!

Beijos galera!! (prometo não se tornar algo habituall heheheh)

Baby

Comments:

Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?