domingo, agosto 06, 2006

 

E lá vai o Brasil!!!!


Muitas vezes já se afirmou que a origem da corrupção que campeia solta pelos 4 cantos do Brasil tem origem na colonização portuguesa, que foi feita em sua maioria pelos foras da lei portugueses que eram degredados e eram enviados para cá. Isso não é verdade, como prova temos o paralelo australiano, pois, a mesma coisa foi feita na Austrália, que abrigava os criminosos ingleses e por esses foi colonizada, e nem de longe tem o nível de corrupção brasileiro.

A patifaria que está entranhada em todos os órgãos públicos da nação, desde a prefeitura do menor município ao governo federal, tem como causa primeira, a certeza da impunidade. Todos roubam, e não adianta colocar alguém para fiscalizar, pois esse fiscal fatalmente vai ser subornado, e teria que ter alguém para fiscaliza-lo, que por sua vez seria subornado também, crescendo numa espiral sem fim.

O grande mal do brasileiro, é o querer “se dar bem”, é querer levar vantagem sem qualquer escrúpulo, e esse estado de coisas, só prospera com a certeza da impunidade. Se houvesse a menor possibilidade de alguém ser punido por estar se apossando do dinheiro ou de algum bem público, muitos pensariam duas vezes antes de meter a “mão grande” no patrimônio do povo.

E isso não está restrito aos políticos, funciona da mesma maneira em todos os órgãos geridos pelos governos dos 3 níveis, todos que tem acesso a “levar” alguma coisa, levam sim!!!! Todos que podem, levam o seu...É o funcionário do posto de saúde que leva suprimentos médicos para casa, ou o funcionário burocrata que leva um cartucho de tinta para impressora, outro uma resma de papel, parecendo até uma “carreira de formiguinhas” dando sumiço no bem público, e cada um dentro de seu nível de acesso levando embora o dinheiro público, esteja ele na forma que estiver, seja dinheiro mesmo, ou qualquer coisa que é subtraída da máquina governamental, seja do suborno recebido em troca de uma multa devida que entraria para os cofres da prefeitura, governo estadual ou mesmo da união.

E vamos repetir, pois, é necessário. Tudo isso ocorre pela certeza da impunidade, ninguém é preso ou mesmo perde a posição por estar roubando o NOSSO dinheiro, e muita gente até fala: “o que é do governo, não é de ninguém”. Aí começa o erro, não é de ninguém o catso!!! É NOSSO!!! É de todos, é esse dinheiro que deveria manter os hospitais funcionando, deveria equipar melhor a policia, deveria pagar mais funcionários para que as pessoas fossem melhor atendidas nos órgãos dos governos, e toda a longa lista de coisas que não funcionam nesse nosso Brasil.

E as coisas não funcionam apenas por falta de meios, como exemplo, temos as escolas que ensinam cada vez menos e não é por problemas salariais, pois se levarmos em conta o valor hora, o professor do ensino publico ganha tanto quanto o do ensino privado, o que leva ao fracasso o ensino público é a falta de cobrança, os diretores não cobram resultados dos professores, esses por sua vez, fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem, e no final do ano, todos são aprovados. E quando chega no vestibular, vamos fazer cotas para aprovar aqueles que não aprenderam. Que beleza!!!

Esse nosso país é mesmo o festival da falta de seriedade, o paraíso da impunidade... E lá vamos nós...

Tico

Comments:

Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?