segunda-feira, julho 10, 2006

 

A copa das defesas!!!!!


Tivemos ontem a decisão da Copa 2006. Copa com uma das menores médias de gol por partida. Ganhou só da copa de 1990, que ficou conhecida como a pior de todas as copas.

A copa deste ano foi a copa do defensivismo, onde quem venceu foi quem mais se defendeu e por conta disso, menos atacou, futebol feio, como o jogado pelo Brasil em 1994, que é a copa que os brasileiros gostam de não lembrar.

Futebol sem o brilho das grandes jogadas de ataque, sem as tramas bem feitas e que levem às redes adversárias, o que se viu durante toda a copa foi o futebol feio do medo de atacar para não haver perigo de tomar um gol. Que fazer???? Essa é a característica do futebol praticado historicamente pelos países que ficaram para as finais, e com esse futebol amarrado a Itália, que sem sombra de dúvida é mais hábil na arte de se defender, teria que se sagrar campeã.

Se nós não gostamos do que vimos na seleção brasileira de 94, que jogou exatamente assim, com decisão em pênaltis e tudo o mais, por coerência não podemos achar grandeza e/ou beleza nesse título italiano. E isso representa um atraso na arte de se jogar futebol, pois, se é defendendo que se ganha, lá vai a maioria dos clubes do mundo todo, levado por seus treinadores a buscar a defesa em detrimento do ataque, e assim retrocede o futebol mundial.

Quem poderia mudar isso nessa copa era a Argentina, a própria Alemanha que atacava muito mais que os dois países da final, mas a seus jogadores falta a técnica, a arte do craque, e à Argentina faltou a mexida certa do técnico na hora de decidir o jogo, o técnico argentino teve um acesso de covardia e recuou o time tirando as peças de maior brilho ofensivo e a coisa foi para os pênaltis e deu no que deu. Portugal também poderia ter quebrado essa coisa do defender e defender, mas a incompetência e ineficiencia de seus atacantes foi maior.

Outro país que poderia mudar isso seria o Brasil, mas, a esta copa o Brasil não foi, cabulou a copa de 2006, faltou, não deu as caras... Mas isso é outra estória...

Mesmo com o futebol que não gostamos, temos que parabenizar aos italianos por terem levado a taça, eles realmente mereceram. Mas que o jogo deles é feio isso é...

Tico

Comments:

Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?